quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

CUIDADOS NO VERÃO

O verão está aí e com ele os seus riscos. Por ficarmos expostos e em contato com a água da piscina, o sol e as temperaturas altíssimas devemos cuidar com os excessos. Pois eles podem causar alguns malefícios à saúde. Fique por dentro das doenças mais comuns desta época do ano e veja como evitá-las.

Desidratação
É quando o corpo perde muita quantidade de líquido e sais minerais, principalmente pelo suor em excesso. Para evitar a desidratação, é preciso ingerir bastante líquido como a água e sucos naturais. Mas atenção, refrigerante além de não fazer bem à saúde, não hidrata. Os principais sintomas da desidratação são cansaço, boca seca, olhos irritados e secos, muitas horas sem urinar e em casos mais graves, febre, enjoos e desmaios. Para evitá-la basta o consumo de no mínimo 2 litros de água por dia e reforçar a hidratação quando ficamos muito tempo expostos a altas temperaturas ou na praticamos atividades físicas.
Micose
É uma infecção causada por fungos que se proliferam por diversas partes do corpo, como na pele, boca, couro cabeludo, unhas, pés, virilhas, troncos e costas. Apresentam como principais sintomas a coceira, vermelhidão e irritação. As unhas ficam mais grossas, amareladas ou com manchas brancas. Algumas micoses são mais comuns no verão devido à maior produção de suor e o clima quente e úmido.
A melhor forma de prevenir é manter os cuidados higiênicos redobrados, sempre secar-se bem após o banho, principalmente nas dobras, locais mais úmidos e entre os dedos. Além disso, evitar compartilhar utensílios de manicure e pedicure bem como retirar toda a cutícula, pois ela tem a função de proteger a entrada de fungos nas unhas. O tratamento deve ser indicado pelo médico dermatologista, podendo ser exclusivamente tópico ou associado à ingestão de medicamentos antifúngicos. Não utilize pomadas com cortisona, elas acabam alimentando os fungos. Nada de tentar soluções por conta ou seguir dicas de outras pessoas.
Queimaduras solares
São causadas pela exposição em excesso ao sol e principalmente quando não há proteção da pele. Quando elas acontecem, ocorre vermelhidão da pele, inchaço, bolinhas de água, mal-estar e dores no corpo. Para não passar por este desconforto e perder o bom do verão o melhor é sempre abusar do protetor solar, não se expor ao sol das 10h às 16h, usar roupas leves e bloqueadores como chapéus e óculos solares apropriados. Não se iluda com a sombra do guarda-sol ou com dias nublados. Eles apresentam perigo, pois minimizam a sensação de calor, sem proteger o nosso corpo dos raios ultravioletas, responsáveis por queimar a pele.
Para amenizar a sensação de calor use cremes, loções, leites e géis refrescantes e calmantes com maior base de água, que contenham calamina, mentol, azuleno e aloe vera. Evite banhos quentes, jamais caia no mito das pastas de dentes e não use espoliante na área afetada nem cremes com álcool ou anestésicos locais. Beba muito água e aproveite a sombra até ficar bem. E ainda, em casos mais graves, procure um médico.

Sete dicas sobre hidratação da pele no verão

Voltar de um feriadão na praia e ouvir um “Uau, como você aproveitou!” nem sempre é um bom sinal. Ficar horas torrando ao sol deixa a pele queimada, com aspecto ressecado e, dependendo da gravidade, ela pode descascar. E aí, na hora de se arrumar para a escola ou a balada, haja paciência (e base) para lidar com a pele bicolor na testa e no nariz, ou descascando sobre o decote do vestido. Para evitar esse problema, e outros ainda maiores desencadeados pela falta de cuidados com a pele no verão, saiba como mantê-la sempre hidratada e saudável.
1 – Quais são os tipos de pele? 
A pele nunca é idêntica na face inteira. “Eu diria que todo mundo tem a pele mista”, diz a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço, que explica que boa parte das pessoas têm a zona T mais oleosa (testa, nariz e queixo) e o restante do rosto com menor oleosidade.
2 – Como cuidar da pele diariamente? 
Todos os dias, de manhã, lave o rosto com sabonete anti-séptico, aplique um hidratante específico para o seu tipo de pele, recomendado por um dermatologista e com vitamina C, e quinze minutos depois passe o protetor solar diário, que deve ser aplicado novamente a cada três horas. Antes de dormir, lave o rosto com um sabonete normal e reaplique o hidratante.
3 – Sair ao sol requer algum cuidado especial? 
Sim. Antes de sair, evite desengordurar excessivamente a pele. Mas também não precisa aplicar hidratantes, pois os protetores solares costumam suprir essa necessidade. Outra dica é esfoliar a pele. "Remover as células mortas deixa o bronzeado mais uniforme", explica a dermatologista Cristine Carvalho, diretora do Centro de Dermatologia e Estética.
4 – E na volta da praia ou piscina? 
"Assim que chegar em casa, tome um banho para retirar os resíduos de protetor solar e passe um bom hidratante", aconselha Cristine. 

5 – Como cuidar da pele com queimaduras provocadas pelo sol? 
Se você passar muito tempo pegando sol, for à praia ou piscina no horário errado ou não usar protetor solar, provavelmente ficará com a pele vermelha, o que é sinal de queimadura, e é inevitável que ela descasque. "Para amenizar o ardor, resfrie com chá de camomila gelado ou água termal, e em seguida aplique um hidratante", ensina Annia. Será preciso reidratar a pele, e em alguns casos é necessário o uso de corticoides ou anti-inflamatórios prescritos por um médico dermatologista.

6 – As farmácias e lojas oferecem uma grande variedade de hidratantes. Como escolher o ideal?
De acordo com Annia, o melhor é pedir orientação médica. Mas, se for procurar um produto por conta própria, ela dá algumas dicas: “busque hidratantes indicados para peles jovens, não oleoso, não comedogênico, e de preferência em loção, gel ou serum”.
7 – Uma pele ressecada apresenta outros problemas além da aparência ruim? 
  Sim. O jeito mais fácil de identificar a pele ressecada é pela coceira que ela provoca. "Algumas pessoas vêm ao consultório depois de passarem muitos dias indo à praia achando que estão com alguma micose, porque a pele coça e fica esbranquiçada, mas é apenas ressecamento", diz Cristine.



0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Clarimundo de Melo, s/n - Quintino

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2269-1911

Tecnologia do Blogger.